A Universidade de São Paulo possui cerca de 1.300 patentes ativas. Contudo, é a do remédio para enjoo, Vonau Flash, que está rendendo sozinha mais do que todas as outras juntas!
.
Isso acontece porque muitas pesquisas patenteadas acabam por não serem comercializadas. O que coloca em questão uma polêmica com relação às pesquisas nas universidades.
.
De um lado há os que acham que as pesquisas devem ser feitas de acordo com as demandas da iniciativa privada, enquanto outros acreditam que a universidade deve ser livre para pesquisar o que quiser e que, sem essa liberdade, jamais teríamos invenções que fossem à frente de nosso tempo.
.
Olhando pelo lado das firmas que assessoram seus clientes na obtenção de patentes, lidamos com um dilema diariamente: “Como arcar com os custos de uma patente que ainda não é comercializada ou como proteger algo que precisa ser vendido para pagar sua proteção?”
.
Para entender como funciona o trâmite legal de um processo de patente, você pode entrar em contato com um de nossos consultores e em breve, estaremos disponibilizando materiais didáticos para os interessados no assunto.