O registro da sua marca é provavelmente a coisa mais importante que a sua empresa terá. Ele faz parte da identidade e agrega valor financeiro a ela também. Portanto, se você tem uma logo, uma marca, um slogan, faz muito sentido tomar medidas para proteger essas ou quaisquer propriedades intelectuais que sejam suas. Apesar de necessário, o processo de registro é longo e extremamente burocrático, o que faz ser indispensável a presença um profissional de assessoria para lhe poupar tempo e frustração.
Propriedades intelectuais são registradas pelos tipos de marca. O primeiro passo seria encaixar o que você quer registrar em uma das seguintes categorias:
Marca nominativa: formada por palavras, neologismos e combinações de letras e números.
Figurativa: constituída por desenho, imagem, ideograma, forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo, e palavras compostas por letras de alfabetos como hebraico, árabe, etc.
Mista: combina imagem e palavra
Tridimensional: a forma de um produto, quando é capaz de distingui-lo de outros produtos semelhantes.
Depois disso, o segundo passo seria identificar o tipo de serviço que sua marca presta: se você está vendendo mercadorias ou prestando serviços. Isso ocorre porque existem diferentes identificações para bens e serviços. Não selecionar a designação correta pode impedir que sua marca seja registrada.
Outro ponto fundamental é a pesquisa, geralmente conduzida pelo assessor, que vai garantir que a marca que deseja ainda não esteja registrada. A partir dessa pesquisa detalhada é possível levantar muitos dados interessantes relacionados.
Ser paciente faz parte do processo! Todo o procedimento de registro leva meses e podem ocorrer alguns empecilhos, mas, se você estiver bem assessorado, eles se resolverão rapidinho. 🙂