Notícias recentes mostram como empresas como a Google, Tinder, Facebook e Spotify coletam dados de nossas atividades online para converter em ferramentas para que outras empresas utilizem estratégias de marketing específicas para você. Assim, a venda fica quase que personalizada e com uma precisão quase que cirúrgica, de acordo com sua localização, interesses específicos, relacionamentos, entre outros – informações todas que eles têm, só porque você navega na internet.
Talvez por isso tenha entrado em vigor, também no Brasil, a Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais. Aprovada em Agosto, deste ano, a Lei determina como os dados dos cidadãos podem ser coletados e utilizados, e prevê sérias punições para o descumprimento da mesma.
A referência ao livro 1984, de George Orwell, se faz por conta de toda essa vigilância e de como nossos desejos são usados contra nós mesmos. Se você quer guardar um segredo, precisa escondê-lo de si mesmo. O livro apresenta uma sociedade utópica onde o “Grande Irmão” está de olho em tudo e, consequentemente, acaba por controlar tudo.
Vale a dica de leitura, e vale lembrar que estamos sendo observados!